12/10/2006

A Domótica como valor acrescentado da segurança electrónica

Hoje um sistema de segurança além da detecção de intrusão, pode perfeitamente integrar a função de controlo de acessos de uma ou mais portas, com cartão e/ou etiquetas de proximidade, detecção de incêndio, detecção de fugas de gás, corte automático do gás e/ou água em caso de alarme técnico, accionamento automático de circuitos de iluminação (quer por programação horária, quer por detecção de presença coincidente com falta de luz), accionamento de aparelhos (termoacumulador, bomba de água, radiadores eléctricos, estores motorizados, etc).

Para o cliente (utilizador) esta evolução tornou exequível determinadas aplicações e acessíveis os seus consequentes benefícios que de outra forma, quer por uma questão de custos, quer de oportunidade de instalação, estariam totalmente fora de questão.

Assim, quem decide a compra passou a ter a capacidade de compreender, além da necessidade de determinados sistemas electrónicos, a sua utilidade na conjectura do nosso bem estar doméstico e da sua relativa facilidade de utilização, diariamente.

Por outro lado, passou também a ter a capacidade de avaliar o seu “custo / benefício”, pela credibilidade e economias de escala que representa ter numa só entidade, a venda, instalação e assistência aos sistemas integrados instalados. Recorrer a entidades separadas para cada uma das áreas técnicas que compõem a Domótica, torna qualquer orçamento caríssimo e muito complicado quer de instalar, quer de manter.

Com a integração nos sistemas de alarme de funções complementares, passou a ser possível desenvolver uma abordagem técnico / comercial diferente e diferenciada no mercado específico da segurança electrónica.

Passou-se a diferenciar os projectos por áreas de aplicação (vivendas, apartamentos, lojas, escritórios, etc) e a integrar nelas, soluções técnicas especiais, com valor acrescentado da Domótica (automação doméstica). especificamente para cada delas: a

O desenvolvimento das telecomunicações, quer móveis quer fixas, veio também proporcionar novas formas de interagir com os sistemas de alarme e consequentemente com os restantes sistemas integrados.

Assim passou a ser “banal” usar um telemóvel para ligar / desligar um alarme remotamente, assim como accionar uma saída do alarme para executar uma função complementar. O custo implícito nesta acção complementar é irrisória, pois aproveita todos os componentes do alarme (comunicador telefónico, automatismo de comando, etc) e até a sua forma de utilização.

Sistemas que acendem as luzes assim que o dia começa a escurecer proporcionam conforto, mas também segurança, uma vez que deixa a impressão de que a casa parece ocupada. Se não quiser deixar nenhuma margem de dúvida na mente do ladrão, poderá até instalar um sistema de simulação de presença.

Esta tecnologia fará com que, aleatoriamente, as luzes se apaguem e acendam em quartos diferentes e que os estores desçam e subam, como se estivesse gente em casa.

Ao nível do reporte automático das ocorrências, passou a ser possível todas as formas de reporte, podendo o sistema aferir qual o meio que deve utilizar, mediante a sua disponibilidade, ou seja, pode por exemplo tentar primeiro comunicar por telefone (analógico ou ADSL) e caso a linha esteja cortada, comutar automaticamente para GSM e assim garantir que o sinal de alarme chega ao seu destinatário.

Como reporte alternativo e/ou complementar, pode também enviar uma mensagem para um endereço de mail e incluir as imagens de uma câmara associada ao espaço em alarme.

Representante em Portugal do já famoso sistema X-10 (sistema que comunica pela rede eléctrica existente), a XKT integra numa única área de responsabilidade técnica, todas as formas de comando e controlo dos diversos níveis de conforto em casa. Assim áreas técnicas tão distintas como a segurança, a iluminação, as telecomunicações, o circuito de TV, vídeo e Hi-Fi, interagem, tirando máximo partido e proveito das suas potencialidades e proporcionando economias de escala quer ao nível da cablagem e mão-de-obra necessária, quer ao nível do equipamento, graças à integração das multifunções que cada sistema passa a proporcionar, ou seja, por exemplo:

- Quando o alarme dispara, acendem-se automaticamente determinadas luzes, do circuito de domótica, recebe-se uma mensagem escrita no telemóvel com o reporte da ocorrência e/ou uma chamada no telefone fixo com uma mensagem gravada a reportar o alarme;

- Simula-se a presença em casa com a programação aleatória dos diversos circuitos de iluminação do circuito de domótica;

- Acendem-se qualquer das luzes do circuito de domótica com o telecomando universal ou através de uma macro por PC, ou ainda carregando simplesmente num tradicional interruptor de parede;

- O circuito de iluminação de decoração da vivenda acende-se automaticamente com chegada da noite e apaga-se da mesma maneira com o amanhecer;

- O circuito de iluminação exterior está dividido por zonas e controlado por detectores exteriores, pelo que se acendem com a aproximação de alguma pessoa do raio de acção dos detectores, podendo um besouro tocar dentro de casa, avisando do movimento no quintal;

- Tal como as luzes, pode-se controlar local e/ou remotamente por telefone e/ou telemóvel, o ar condicionado, o aquecimento central, radiadores eléctricos, aparelhos, motores de portão e estores, bombas de água, sistemas de rega, etc.

Isto tudo de uma forma extremamente simples e intuitiva, ao alcance de qualquer pessoa minimamente instruída.

Numa altura em que a segurança em casa se tornou uma necessidade absoluta e na qual os equipamentos eléctricos e electrónicos a controlar são muitos e servem as mais diversas aplicações, a XKT apareceu à sete anos no mercado Português e é hoje parceira (integrador de sistemas) de vários gabinetes de projecto, grandes instaladores e grandes donos de obra, prestando-lhes assessoria técnico / comercial por forma a que estes consigam corresponder às actuais expectativas do mercado imobiliário, na forma de integrar as diversas formas de comando e controlo dos vários níveis de segurança e conforto, que uma casa moderna (seja apartamento ou vivenda) justifica hoje em dia.

Para mais informações visite www.xkt.pt

Nenhum comentário: