12/10/2006

Q&A: Em que domínios (segurança, comodidade, gestão de gastos, outras) é que o mercado da Domótica tem crescido mais?

Imperceptivelmente o nosso ambiente está a tornar-se cada vez mais “inteligente” e à medida que nos vamos habituando às “modernices”, vamos exigindo mais e melhor conforto (porque nos vamos apercebendo que é possível obtê-lo). As parabólicas, por exemplo, quando começaram a aparecer, dizia-se que era só para o segmento imobiliário de gama alta e que nunca passaria de um luxo para alguns. No entanto, hoje já é difícil vender qualquer apartamento em prédios que não tenham uma parabólica. O mesmo acontece com o ar condicionado, os vídeo porteiros, o controlo de acessos, o portão automático das garagens, etc.

Este tipo de equipamentos está a criar uma “moda”, onde se junta o útil ao agradável, o “chique” ao prático e o simples ao sofisticado.

Assim do ponto de vista empresarial:

Devido à integração de várias áreas técnicas como a segurança electrónica, o controlo de TV, Video e Hi-Fi, o controlo de luzes e aparelhos eléctricos, a informática, as motorizações de portões e janelas, a Domótica permite criar inúmeras soluções, do muito simples ao muito sofisticado, combinando aplicações técnicas de equipamentos de várias marcas e modelos. Perante tão vasto campo de aplicações, torna-se evidente que a Domótica é uma área técnica ainda pouco explorada e desenvolvida em Portugal.

Este facto leva a que estejam em aberto oportunidades de negócio para as empresas que actualmente operam em cada sector de actividade e para novas empresas especializadas, que começam a surgir com capacidade de integração, projecto, consultoria, fiscalização e controlo de obras.

A fidelização dos consumidores face às marcas, terá em conta sobretudo a qualidade: Qualidade dos equipamentos, qualidade dos serviços mas sobretudo, qualidade nas soluções técnicas apresentadas e fundamentadas para cada cliente alvo. As empresas que conseguirem “vender” confiança técnico / comercial em cada nicho de mercado, farão a diferença e passarão a ser referenciadas como exemplos a seguir, pelos diversos centros de decisão.

O mercado Português, devido ao seu potencial crescimento, representa uma fonte de negócio promissório, onde as empresas poderão prosperar, se estiverem bem informadas e formadas para poderem corresponder às necessidades presentes e futuras de cada nicho associado.

Do ponto de vista do utilizador:

Numa habitação, cada vez temos mais aparelhos eléctricos e electrónicos que se tornaram imprescindíveis, quer nas tarefas domésticas do dia a dia, quer na ocupação dos tempos livres em casa, onde constituem peças fundamentais na definição e utilização prática do “conforto”, nas suas várias componentes e se integram nos hábitos do cidadão moderno.

Como tudo o que é eléctrico tem um consumo associado, o custo da energia passou a ser significativo nas despesas fixas mensais e como tal, a conservação de energia deixou de ser uma preocupação exclusiva das empresas, sendo hoje uma necessidade em qualquer gestão doméstica.

As famílias lutam cada vez mais por diminuir os seus gastos, maximizando o seu conforto e a Domótica tem este aspecto em conta.

Estas correntes, que começam a surgir em Portugal como uma evolução natural do mercado eléctrico e electrónico, têm vindo a potenciar as aplicações da Domótica, tornando o seu futuro muito promissor.

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