11/17/2014

MBA em Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva

Na sequência do bem sucedido projecto, em curso, do MBA Executivo em Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva, é com enorme prazer que informo de que irei colaborar com a Escola de Negócios de Coimbra numa inovadora e pioneira Pós-graduação.

A Pós-Graduação em Gestão de Segurança Empresarial, com início previsto para Fevereiro de 2015.

Este projeto assenta na premissa, que tenho vindo a defender, de que a implementação precoce de políticas de segurança empresarial e uma visão integrada dos serviços de segurança constitui não só uma obrigação da liderança empresarial para com os seus colaboradores, proporcionando-lhes a necessária proteção e tranquilidade para o exercício qualificado das suas funções, como também uma vantagem competitiva para a empresa porque é a melhor forma de garantir a proteção das pessoas e dos bens, tangíveis e intangíveis, em particular o seu capital intelectual.

A integração precoce das preocupações com os aspetos da segurança empresarial em qualquer plano de negócios permitirá uma elevada redução de custos e um considerável aumento de eficácia da resposta protetiva mas, também, contribuirá para confirmar o paradigma de que a Segurança empresarial não é um custo mas um investimento que se repercute diretamente, de forma positiva, nos resultados e que constitui um instrumento estratégico de apoio à liderança e à decisão.


A necessidade de resolução das preocupações de segurança, ministradas nesta Pós-Graduação, é transversal a todo tipo de organização empresarial: Multinacionais, empresas de grande dimensão, PME's e IPSS.



Alexandre Chamusca
Partner XKi
Security Management Consulting

11/03/2014

Porque é que a maçã apodrece de dentro para fora?


Quais são os riscos de uma maçã podre no meio de maças sãs?

Como se evita que todas as maças apodreçam?





Tudo se explica pela estrutura maçã:

Próximo à semente existem espaços vazios, um lugar ideal para o desenvolvimento de fungos. 

As maçãs contêm fungos desde sua formação e mesmo que sejam colhidas e transportadas em câmaras frias, não se pode evitar que apodreçam por dentro.

O processo de putrefacção pode ser mais comum nos períodos chuvosos: a água absorvida pela superfície da maçã é transportada até o bolbo, sendo que a humidade facilita o desenvolvimento de micro-organismos.


O mesmo acontece nas empresas (maçãs) quando expostas aos riscos internos / externos (micro-organismos)...


Alexandre Chamusca
Partner XKi