2/28/2007

A domótica em Portugal


Hoje a Domótica não é uma novidade em Portugal! E a prová-lo está a existência de várias empresas a operar no ramo, com a representação e distribuição de diversas marcas internacionais, especificamente dedicadas à Domótica.

Envolvido nesta área de negócio desde 1994, tenho acompanhado a evolução técnica das soluções de "Domótica" e a sua gradual aplicação no mercado português.


Quer pelo número, quer pela diversificação dos locais das instalações, a Domótica é já uma realidade em muitas casas portuguesas, variando embora o grau de sofisticação e integração dos sistemas instalados, de caso para caso, consoante a "vontade" de cada cliente.


Um termostato que liga um equecedor, um atendedor de chamadas que grava uma mensagem quando ninguém está em casa, ou um vídeo que começa a gravar à hora programada são alguns dos automatismos já disponíveis ma maior parte das casas, para as pessoas aumentarem o seu conforto e bem estar.


No entanto estes automatismos não são nada comparados com aquilo que já é possível dispor para se optimizar o conforto, aumentando significativamente o bem estar e diminuindo o esforço (físico e financeiro), ao mesmo tempo que são salvaguardados aspectos cada vez mais imprescindíveis. como a segurança e o das comunicações.

Caminha-se assim, cada vez mais ao encontro dos conceitos fundamentais da domótica.
Associado ao conceito do comando e controlo dos diversos níveis de conforto em casa, a palavra Domótica passou a fazer parte do vocabulário do protuguês moderno.

Extrato do livro "A inteligência que se instala" da autoria de Alexandre Chamusca

Nenhum comentário: