1/16/2010

Alex na Visão 2010 Nº 880

Participação de Alexandre Chamusca no rúbrica SEGURANÇA da revista Visão 2010 Nº 880:









Alexandre Chamusca
Consultor Soluções Segurança

Artigo Técnico Revista O Electricista "Análise Meios de Comunicação dos Sistemas Electrónicos de Segurança"

Artigo técnico publicado na revista O Electricista sobre os meios de comunicação dos sistemas electrónicos de segurança:








Alexandre Chamusca
Consultor Soluções Segurança

Artigo de opinião "Nível de Segurança nos pontos de Venda - As perguntas e as respostas"

Artigo de opinião de Alexandre Chamusca sobre segurança electrónica dirigido ao sector do Retalho na revista técnica IP - Instalações Profissionais:
























Alexandre Chamusca
Consultor Soluções Segurança


1/08/2010

Video Vigilância por IP - A nova fronteira da segurança




Resumo do artigo:



O vídeo IP (Internet Protocol) é a nova fronteira tecnológica da vídeo segurança. Oferece novas funcionalidades, aumenta as possibilidades de comando e controlo nas empresas e economiza nos custos de instalação.


Mas uma questão põe-se: Será que o mercado está pronto?
80% das câmaras de vídeo vigilância instaladas no mercado são ainda analógicas, apesar da tendência ser instalar câmaras IP (Internet Protocol).


A questão que se põe às organizações é como migrar os sistemas de CFTV (Circuito Fechado de TV) analógicos existentes para IP. Não existem razões obvias que forcem as organizações a abandonar os investimentos feitos na tecnologia analógica, mas por outro lado, existem razões para fazer os novos investimentos em tecnologia IP.


Soluções híbridas: O caminho a seguir
 Migrar a solução de CFTV analógica para IP não implica abandonar por completo os investimentos feitos em equipamento analógico.

Um sistema híbrido representa o caminho mais lógico e seguro para se passar do analógico para o IP.


Bem implementada, as soluções híbridas são a evolução natural dos sistemas actuais de CFTV analógicas tornando exequível a coexistência num mesmo sistema câmaras analógicas e câmaras IP, com sistemas avançados de processamento e análise comportamental de imagens.


Esta evolução natural permitirá fazer evoluir também os serviços prestados de segurança, aumentando progressivamente os níveis de serviço acordados, reduzindo os custos através da especialização dos serviços (menos homens hora, mais especializados e com maior capacidade de detecção precoce) e do aumento dos níveis de segurança (mais meios de reacção automática) das instalações.

Bem ponderados estes factores, o conceito dos serviços integrados de segurança deverá passar a ser tido em conta nos futuros cadernos de encargos da especialidade, baseados numa análise de risco das instalações a proteger e de um acordo de serviço a prestar SLA – Service Level Agreement) que deverá ser cumprido.
 Mas sobre este assunto, em particular, muito ainda fica por escrever...


Até breve.


Tema desenvolvido e adaptado a partir do livro técnico do mesmo autor:

“A inteligência que se instala” do mesmo autor, editado pela Ordem dos Engenheiros, patrocinado pela Siemens, ESEGUR, Honeywell, GE e XKT.
 Alexandre Chamusca
Consultor Soluções Integradas de segurança