6/21/2019

O optimismo trágico na contratação da segurança em Portugal


Consultoria de segurança – Uma história comercial


Consultoria de segurança – Uma história comercial


Para introduzir a pertinência e importância da consultoria de segurança (componente “Security”), nada melhor do que relatar uma história real que se passou com um cliente.

Numa visita comercial apresentei o tema ao administrador de uma empresa com alguma relevância no sector da distribuição de bebidas em Portugal.

Ouviu-me cabisbaixo com atenção e assim que teve oportunidade comentou:
Temos câmaras por todo o lado, um alarme contra intrusão e incêndio instalado e ligado a uma das maiores empresas do mundo de segurança privada que nos custou uma pequena fortuna! Somos obrigados a manter todas as certificações actualizadas e ainda por cima temos um vigilante da mesma empresa, 24 horas à porta…
Acha que mesmo assim não chega?

3 meses depois de termos tido esta conversa, o cliente chamou-me para uma nova reunião. 
Tinha sido assaltado…

Resultado da consultoria de segurança efectuada:

  • O alarme não tocou porque nunca era ligado. Supostamente por haver sempre gente a entrar e a sair das instalações da empresa, a qualquer hora do dia e da noite;
  • O sistema de vídeo vigilância filmou com má qualidade o assalto devido à pouca iluminação (assalto ocorreu numa sexta feira à noite), mas de qualquer forma não deu para identificar ninguém porque os assaltantes tinham todos mascaras de Carnaval…
  • O vigilante disse que não viu, nem ouviu ninguém…


Mais do que o valor dos produtos roubados (apuramento ainda dependente de um inventário que deverá acontecer), os assaltantes levaram vários computadores portáteis e o servidor onde eram feitos os “backups”…

A empresa ficou inoperacional vários dias e muita da informação deverá ser considerada perdida, causando prejuízos difíceis de apurar…

Além disto tudo, o seguro recusa-se a pagar, alegando falhas graves na segurança (solicitaram uma auditoria técnica aos sistemas instalados).

Moral da história:

Quanto terá custado ao cliente não ter contratado a consultoria de segurança (componente “Security”) antes de ter sido assaltado, em vez de depois de facto consumado?

Alexandre Chamusca
Soluções Integradas Segurança